11 julho 2014

Vamos organizar os fichários ✎

Muita gente escolhe usar fichário ao invés de cadernos, mas nem todo mundo consegue se organizar e acaba achando fichário horrível. Acontece que fichário só é horrível se você não souber organizar, por isso criei esse post. Eu já usei fichário e o meu grande problema foi: as folhas rasgavam, eu não sabia como organizar elas e acabava deixando elas soltas, perdia algumas e tals. Um ano depois dessa experiência , eu decidi que quero usar fichário de novo. Só que dessa vez eu sei como me organizar. Vim passar umas dicas pra vocês conseguirem se organizar bonito com seu fichário ;)
Numere as folhas de cada matéria! Quem me ensinou isso foi uma tia minha. Você numera as folhas de cada matéria, quando tiver que tirar alguma folha você saberá onde colocar de novo.

Com o tempo seu fichário começará a ficar 'cheio' por causa da quantidade de folhas, então você terá que tirar algumas folhas. Para essas folhas não ficarem largadas, amassadas e feias eu recomendo que você guarde elas numa pasta. Eu recomendo comprar aquelas pastas com divisórias [www], cada divisória é uma matéria. Dependendo de quantas divisórias tiver na sua pasta, você pode organizar assim: 

MATÉRIA - primeiro bimestre
MATÉRIA - segundo bimestre
MATÉRIA - terceiro bimestre
MATÉRIA - quarto bimestre
[...]
Sempre que for escrever, retire a folha. Assim você consegue escrever melhor e a folha não rasga. Outra coisa que você pode fazer também, é comprar alguns adesivos próprios para fichário, ajuda muito! No meu fichário antigo, os adesivos tinha um formato próprio pra usar assim, mas eu demorei séculos pra descobrir .-.




Nenhum comentário:

Postar um comentário